top of page

 

INFORMAÇÕES TURÍSTICAS

 

 

 

 

A Terra do Saci!
 

Extremamente vinculada à cultura caipira e às tradições universitárias, Botucatu (SP) mistura o folclore e cultura brasileiros às origens da atual Unesp. É pólo cultural do interior Paulista, com compositores consagrados (ex. Angelino de Oliveira, compositor da música 'Tristeza do Jeca', símbolo da música caipira de raiz) e eventos que reúnem artistas dos mais variados.

 

O Saci foi adotado como símbolo cultural da cidade após alunos das primeiras turmas da antiga FCMBB (Fac. de Ciências Médicas e Biológicas de Botucatu), predecessora da atual UNESP, o tornarem símbolo de seu Centro Acadêmico. Dada a relação próxima entre universitários e a comunidade, aos poucos a cultura daqueles jovens foi integrada aos costumes botucatuenses, principalmente por meio da criação da Associação Nacional dos Criadores de Saci (ANCS). Hoje, é mote de grandes festivais e encontros onde 'Criadores de Saci' mantém viva sua cultura e companheirismo.

 

====================================================

 

O município de Botucatu está localizado no Centro do Estado de São Paulo, a cerca de 235 km da capital paulista. Conhecida como "A Cidade dos Bons Ares, das Boas Escolas e das Boas Indústrias", a cidade conta com um sistema de ensino reconhecido internacionalmente. 

Como diz o slogan “Bons Ares”,  Botucatu possui temperatura agradável (média 22ºC). A brisa constante é uma característica, pois a cidade localiza-se no alto da serra (Cuesta de Botucatu).

 

Quem vem a Botucatu não pode deixar de conhecer suas belezas naturais: o Rio Tietê, em cujas margens formam-se bairros pitorescos Rio Bonito, Mina, etc.); a Fazenda Lageado (UNESP), a Igreja de Rubião Júnior; as dezenas de Cascatas e Cachoeiras, entre elas a "Véu da Noiva"; as formações geográficas que geram lendas como as Três Pedras, Gigante Adormecido e Cuesta e o Morro do Peru.


Fonte: http://www.botucatu.sp.gov.br/


"...Oh Botucatu, cidade dos meus sonhos, terra do meu coração. 
(Saudade de Botucatu; Letra e música de Angelino de Oliveira - Canção oficial do Município)"

Clique para ampliar

bottom of page